quinta-feira, 14 de outubro de 2010

OLHA A ENRASCADA EM QUE NOS METEMOS... OU NOS METERAM!



Enfim, chegamos no noticiário.
E não poderia ser diferente. Nestas últimas semanas as demandas da comunidade gay brasileira foram aglutinadas no mesmo balaio da discriminalização de drogas e aborto, eutanásia, e outras QUESTÕES POLÊMICAS. Por ter uma forte carga religiosa, esses temas inflamam defesas, criam a celeuma, Um Caim e Abel ideológico!
E olha que final (ou começo interessante)!
Desde sempre, o PT capitaneou a luta por nossos direitos. Nunca foi segredo pra ninguém que o PT SEMPRE esteve do lado de gays e lésbicas. Por ironia, foi FHC o primeiro a aparecer com uma bandeirinha arco-íris. O PSDB tomou a dianteira tanto que em São Paulo VÁRIOS direitos nos são garantidos, muito mais do que em qualquer outro lugar no Brasil.
Quando o PT assumiu a presidência, um monte de gente da militância assumiu funções no governo. Ano passado, aconteceu também uma Conferência Nacional LGBT, que acabou dando mais visibilidade do que ações concretas. Mas claro, avaliávamos como positivo o que estava sendo feito. Nunca na história desse país foram criados tantos programas destinados a comunidade gay. Mas, com as eleições, TUDO MUDOU.
De repente, aparecemos como um fardo, um incômodo! E com a rearticulação dos grupos conservadores, Dilma ficou refém de um discurso religioso, portanto, contrário aos direitos gays. Claro que essa declaração e essa mudança de discurso caíram como uma bomba entre nós. Em várias comunidades, blogs, twitter, o que se discute é a decepção com Dilma e com o caminho que ela resolveu percorrer, resolvendo nos excluir de suas pautas.
Ora, que absurdo! Gays e lésbicas também ajudaram a construir o PT! Quando os candidatos petistas ganhavam, sempre acreditávamos que íamos nos beneficiar. Vários militantes há muito tempo se candidatam a cargos eletivos pelo PT ou candidatos sempre apareceram para nos apoiar.
Oxi...
E pra piorar tudo, de repente, me aparece o tal do Serra, defendendo a união civil. É mole? Fomos colocados numa encruzilhada, como ebó pra Exu. Quem vamos apoiar? Dilma que já se colocou publicamente contra nossas demandas como questão em seu governo, ou Serra, que disse estar do lado do Estado laico, portanto a favor da união civil?
No meio disso tudo, um parêntese é necessário. Com essa fala, Serra dá uma rasteira nos Silas Malafaia da Vida que se posicionaram radical e agressivamente contra Dilma e que viam no tucano um defensor dos valores cristãos, um verdadeiro cavaleiro templário.
Tá vendo a sinuca de bico? Olha o tanto que as eleições são importantes e mexem com todo mundo? De repente, fomos colocados contra nossos eternos aliados. Evangélicos que demonizaram Dilma, agora vão continuar apoiando Serra depois de ter declarado apoio à uma de nossas reivindicações?
Poxa! Fortíssimas emoções...
Eu, que odeio o PSDB, que tenho nojo daquele povo com cara de botox, me vejo obrigado a passar por essa vergonha... por essa vergonha alheia...
Temos muito ainda a mudar. Apesar dos retrocessos, dos obstáculos, dos raivosos que espumam pela boca, vamos conseguindo uma coisa aqui e ali... Só acho que quem sai vitorioso nessa história toda foi o pensamento conservador e reacionário.
Porra!